Última alteração: 2014-08-29
Resumo
O presente trabalho visa a descrever os impactos da vivência do programa de Práticas Interdisciplinares de Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC) no aprendizado de um discente do 1º período do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco, no campus do Agreste, abordando-se as lições adquiridas, as dúvidas suscitadas bem como os desafios percebidos na experiência dessas práticas. Esse programa, nesse momento inicial de graduação, contempla, de um modo geral, atividades de visita comunitária e de práticas de comunicação assim como o treino de determinadas habilidades técnicas nas Unidades de Saúde da Família do município de Caruaru, PE, buscando-se pôr em prática o convívio prévio com os serviços do Sistema Único de Saúde, como é defendido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina. Esse contato precoce, sem dúvidas, traz uma série de sensações variadas para um graduando principiante: satisfação e prazer por começar a aprender aspectos relevantes como a importância das atividades de cada profissional e a dinâmica de trabalho da unidade, além do modo de se abordar a pessoa cuidada e de se executar determinadas técnicas de cuidado, condizentes com os aprendizados curriculares; curiosidade e ansiedade em saber exercer as diversas habilidades dos profissionais da equipe, sobretudo, aquelas concernentes ao processo de consultagem; medo em possivelmente constranger ou incomodar os usuários da comunidade, considerando que estes não estavam acostumados com visitas tão frequentes de estudantes, dentre outras. Do mesmo modo, percebe-se que a convivência com os moradores de cada localidade também traz muitas informações e reflexões relevantes como a situação socioeconômica dos habitantes da área, as possíveis características peculiares do território, o grau de escolaridade da população,bem como as principais formas de adoecimento dos moradores, fatores esses que devem ser conhecidos pelos profissionais da unidade e também por nós, estudantes, uma vez que auxiliam na interpretação das principais procuras assistenciais dos usuários do serviço de saúde. Diante disso, nota-se que a experiência com a prática laboral, logo no início da graduação, pode ter importantes reflexos no aprendizado e na construção da maturidade profissional de um acadêmico de medicina.