Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade

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Projeto Intervenções Lúdicas com Crianças numa escola do subúrbio ferroviário: Um relato de experiência no PET- Saúde/Saúde da Família
Rair Valente Soares, Elder Vargão Borges, Silvia Camile Teixeira, Rudá Reverendo, Monica Lima, Katia Santorum, Selma Catalá

##manager.scheduler.building##: Hotel Pestana Bahia
##manager.scheduler.room##: José de Alencar
Data: 2014-09-12 04:40  – 06:00
Última alteração: 2014-09-17

Resumo


O presente trabalho trata-se do relato das experiências vividas em 2011 no Programa de Educação pelo Trabalho (PET) para a Saúde na Família, tendo como cenário a realização de uma ação intersetorial entre a Unidade de Saúde da Família (USF) - Fazenda Coutos III e a Escola Municipal Antônio Pithon Pinto onde transcorreram as atividades do Projeto Intervenções Lúdicas com Crianças (PILC).  O PILC PET – Saúde teve o tema saúde como elemento central do trabalho, levando em conta tanto os aspectos psicológicos (saúde mental e qualidade de vida), quanto os aspectos de saúde física das crianças por meio de atividades que trabalhavam “o brincar” como ferramenta para atingir estas dimensões biopsicossociais através de atividades lúdicas que fomentavam o movimento, a interação e imaginação. Assim, Considerou-se a fase do ciclo vital  e a relevância do brincar para o desenvolvimento infantil como fundamentais para a elaboração, execução e avaliação das ações. Nesta direção, a metodologia de trabalho foi organizada e estruturada em atividades lúdicas como: dinâmicas de grupo, exibição de filmes infantis, oficinas, gincanas, teatro, encenações, utilização de fantoches, dança e jogos.  Estas ações foram planejadas e executadas com sucesso, pois houve a participação e aceitação dos alunos e das professoras  como também apoio da direção da escola que de acordo com suas possibilidades auxiliaram para a viabilização das ações. No término do Projeto foi feita uma devolutiva para todos os profissionais da escola mostrando os resultados: as atividades realizadas, abrindo assim mais um espaço de diálogo e trocas de experiências, já que foi um momento de conhecer também outros projetos realizados na escola, como também de receber feedback positivo das intervenções  lúdicas. Por fim, é relevante frisar que a oficina foi ferramenta central da intervenção, possibilitando o grupo compartilhar experiências, através de uma vivência que é ao mesmo tempo individual e compartilhada. Outro ponto forte dessa experiência foi a função de facilitadores de pequenos grupos que os integrantes do PET tiveram que exercitar mais ou aprender. Essa função também foi refletida e pensada dentro dos espaços de criação, que sustentaram uma intervenção no cenário escolar. Logo, a definição de um momento de ação-reflexão foi de fundamental relevância para engendrar, organizar e aplicar, além de avaliar o que foi feito e pensar em inovações.