Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade

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Acolhimento do Trabalhador: Uma Prerrogativa Institucional
Sara Melo do Amaral Oliveira, Nivea Oliveira Vilas Boas, Ricardo Mascarenhas de Cerqueira Pinto, Romeu Viana Reis, Vania Priamo

Última alteração: 2014-09-15

Resumo


O processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) tem exigido constante implementação de diferentes métodos de organização dos serviços em prol do aprimoramento da atenção à saúde. Partindo desta premissa, a Fundação Estatal Saúde da Família (FESFSUS) foi criada tendo como seus pilares a gestão por resultados, a educação permanente, a gestão compartilhada e a desprecarização dos vínculos trabalhistas. Nesse ínterim e com a intenção de apresentação da instituição, a Fundação adota como prerrogativa que todo trabalhador que ingressa via concurso, seleção simplificada, cessão ou cargo, seja acolhido em um espaço de formação inicial cuidadoso, disparador de ações que produza valorização do trabalho e do trabalhador e sensação de pertencimento. Contempla em sua estrutura um momento Político de apresentação da FESF-SUS, um momento Pedagógico de inserção no serviço ao qual o trabalhador está sendo lotado, um momento Terapêutico de acolhida das expectativas, dúvidas e interação com os pares e um momento Gerencial, de explanação sobre o contrato de trabalho e encaminhamentos para sua apresentação. É uma estratégia desenvolvida desde 2010, com a chegada dos primeiros trabalhadores e hoje é conduzida de forma matricial pelo Núcleo de Implantação de Serviços (NIS). Nesse período, muitas modelagens foram sendo desenvolvidas, sempre com a intenção de acolher a singularidade de cada serviço a ser executado e a preparação de cada cenário. Após esse tempo de realização do Acolhimento do Trabalhador, o saldo é positivo. Hoje temos em torno de 1600 trabalhadores e praticamente todos passaram por esse processo. É percebida uma necessidade de ampliar a estratégia para um acolhimento cada vez mais intrínseco a cada serviço e que garanta a adesão de todos os gestores dos serviços contratados. Os trabalhadores avaliam que o momento é bastante esclarecedor e aproveitam para solicitar que mais espaços como esse aconteçam ao longo do período de acompanhamento de seu fazer cotidiano. Os gestores que contratualizam com a instituição e participam do acolhimento sentem-se mais preparados para o acompanhamento dos trabalhadores e notam o diferencial na prestação do serviço. Assim, o Acolhimento do Trabalhador é um diferencial nessa instituição, que busca refazer um convite a cada um para fazer parte da defesa de um SUS digno a cada cidadão baiano, seja usuário ou trabalhador desse sistema.