Última alteração: 2014-08-29
Resumo
O advento do SUS, operacionalizador do direito à saúde garantido pela Constituição Federal de 1988, inaugurou uma nova concepção de saúde e doença, com enfoque na prevenção, em que a Atenção Básica assume o papel de ordenar e interligar os outros serviços de saúde. Assim, é preciso profissionais de saúde capacitados para gerir e atuar na APS⁽¹⁾. Para atender as exigências de qualificação na graduação, o curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) insere precocemente seus estudantes na APS, através da disciplina Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC)⁽²⁾. No início do primeiro ano de curso (setembro de 2013) fomos divididos em 3 grupos de PIESC. Nosso grupo possui 9 estudantes e, sob supervisão direta de um professor, realizamos nossas atividades em uma USF de um bairro suburbano de Vitória da Conquista. Além de obedecer a uma carga horária semanal de 4 horas, permaneceremos nesta USF durante todo o ciclo da disciplina (4 anos), a fim de estimular a longitudinalidade. Neste ano discutimos as bases histórico-científicas, arcabouço jurídico e legal do SUS, seus serviços e ações; realizamos territorialização; aplicamos o Planejamento e Programação Local em Saúde (PPLS) junto à comunidade, tendo a Hipertensão Arterial como problema priorizado - sob o qual desenvolvemos um Projeto de Intervenção a ser executado no segundo ano. Participamos também de reuniões do conselho de saúde, nos aproximando do controle social. Além disso, nos Seminários Integradores que ocorrerem 2 vezes no ano, compartilhamos nossas experiências com os outros colegas, professores e profissionais da USF. Entretanto, ainda temos dificuldades na disponibilidade de salas para reuniões e encontros, além da equipe ainda não estar ativamente integrada ao PIESC, contando apenas com a discreta participação da enfermeira. Assim, as atividades desenvolvidas no PIESC permitiu a integração dos conhecimentos teóricos e práticos, aflorando nosso senso crítico sobre a situação de saúde no país e do nosso papel no SUS. Deste modo, estamos em processo contínuo de desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para fortalecer os princípios do SUS, com enfoque na prevenção e promoção da saúde. A próxima meta é operacionalizar o Projeto de Intervenção sobre a Hipertensão Arterial, já que ele trará benefícios para o estudante (planejamento e execução das ações de saúde) e para a comunidade (ação de saúde que aborda uma necessidade apontada por ela).