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Tele-Eletrocardiograma como ferramenta de apoio diagnóstico na Estratégia de Saúde da Família em Pernambuco
Última alteração: 2014-08-15
Resumo
Introdução: Segundo a OMS, “a Telessaúde corresponde à provisão de serviços associados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico”. O Tele-Eletrocardiograma (Tele-ECG) é uma importante ferramenta de suporte à decisão clínica, especialmente nos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica, visto que o Ministério da Saúde recomenda a avaliação eletrocardiográfica desses pacientes. Contudo, por demandar o laudo de um especialista, o ECG não está presente na Estratégia de Saúde da Família (eSF). Desta forma, a oferta do serviço de tele-ECG na eSF amplia o acesso a cuidados qualificados à população. Objetivo: Apresentar os indicadores do serviço de Tele-ECG no Estado de Pernambuco provido pela Rede de Núcleos de Telessaúde (RedeNUTES). Método: Trata-se de um estudo exploratório com abordagem quantitativa dos indicadores de Tele-ECG. Os dados apresentados correspondem ao período de novembro de 2013 a março de 2014 nos municípios de Olinda, Arcoverde e Serrita. Resultados: Com relação à implantação do serviço, Olinda disponibilizou-o na Unidade de Saúde da Família (USF), enquanto em Serrita e Arcoverde foi disponibilizado na Unidade Hospitalar e em um centro de diagnóstico como referência às USFs. Foram realizados 294 ECGs, resultando numa média de 58,8 ECGs/mês com tempo médio de resposta é de 5,0 dias e desvio padrão de 4,5 dias. Deste total, 161 laudos foram conclusivos (54,8%) e 133 sugeridos para repetição por apresentarem interferências. Com relação ao município solicitante, 107 foram solicitados por Olinda (66,5%), 49 por Arcoverde (30,4%) e somente 4 por Serrita (2,5%). Conclusão: Apesar dos benefícios do tele-ECG, a utilização do serviço variou significativamente entre os municípios, indicando que a disponibilização do serviço não é suficiente para a incorporação do mesmo na rotina das unidades. Há uma alta taxa de exames “inadequados” devido à interferência e acredita-se que esses índices podem ser melhorados a partir de treinamentos com os profissionais envolvidos na coleta dos sinais, para que os mesmos avaliem a qualidade do exame, evitando o envio de ECGs inadequados, provendo agilidade e reduzindo esforços. Apesar de conter dados de um período reduzido, entendemos que nossa experiência será de grande valia a outros centros que pretendam disponibilizar serviços de tele-ECG.