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Diretrizes para Autores

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS AO ENANCIB

A programação científica do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - Enancib é baseada na apresentação de comunicações orais e pôsteres de Pós-graduados e pós-graduandos stricto sensu, realizadas em Grupos de Trabalho (GTs) coordenados por especialistas.

As regras são:

˗ o idioma oficial do evento é o Português, sendo admitidas exceções, a critério de cada GT;

˗ as escolhas da modalidade de apresentação (Comunicação Oral ou Pôster) e de vinculação a um Grupo de Trabalho devem ser indicadas no cabeçalho da folha de rosto do texto submetido, bem como nos metadados, sendo de responsabilidade do autor e/ou coautores do trabalho submetido. Não haverá a possibilidade de migração posterior de uma forma para outra ou de um GT para outro. O não atendimento aos requisitos acima indicados implica na desconsideração do trabalho;

˗ as comunicações oral e em pôster darão direito à publicação do trabalho (texto completo) nos Anais do Encontro;

˗ os trabalhos nas duas modalidades de apresentação devem ser submetidos em forma de texto completo, conforme as normas e padrões estipulados pela Comissão Científica do Enancib;

˗ a cada participante é permitida a submissão de, no máximo, três trabalhos no evento como um todo, consideradas as duas modalidades de submissão, a autoria e coautoria e o conjunto dos Grupos de Trabalho. No caso de submissão de mais de três trabalhos serão excluídos os últimos de acordo com a data e hora de submissão;

˗ a submissão de trabalhos será feita online, por meio do sítio web da conferência. No ato de submissão o autor deve optar por um dos Grupos de Trabalho e por uma modalidade de apresentação. No caso de coautoria, um dos autores deve estar inscrito no Enancib;

˗ nenhuma alteração poderá ser feita após a submissão do trabalho, salvo recomendações dos avaliadores;

˗ a não apresentação do trabalho implica no cancelamento da emissão de todos os certificados a ele vinculados;

˗ o certificado de trabalho aceito, publicado e apresentado será emitido para cada um dos autores;

˗ a submissão de trabalho de alunos de graduação, como autor ou coautor, implica na sua exclusão da programação científica do Enancib.

Os casos omissos ou não previstos nessas Regras serão solucionados mediante apreciação pela Comissão Científica do Enancib.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS  - COMUNICAÇÃO ORAL

Na modalidade Comunicação Oral, podem submeter trabalhos:

  • Doutores;
  • Doutorandos, somente após a qualificação e informando a data da mesma nos metadados (no processo de submissão o autor deve usar o campo Comentários ao Diretor da Conferência para inserir esta informação), em coautoria com seus respectivos orientadores;
  • Mestres, quando se tratar de resultado de pesquisa de Mestrado, em coautoria com seus respectivos orientadores.

Apenas um autor poderá efetuar a comunicação oral, admitidas exceções a critério de cada Grupo de Trabalho (GT). O tempo de exposição ficará a cargo de cada GT.

O sistema de submissões aplica a avaliação cega pelos pares. Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação institucional, titulação e e-mails de cada autor não devem constar no texto do trabalho, devem constar apenas no campo de metadados destinado para esse fim, no sistema.

Incluir até cinco palavras-chave e keywords, preferencialmente de acordo com o Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação (IBICT), resguardado o uso de termos específicos de cada área quando este não for contemplado pelo tesauro.

O texto deve ser enviado em arquivo nos formatos doc ou docx.

O resumo e o abstract devem ser redigidos em fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaçamento entre linhas do tipo simples, contendo no máximo 300 palavras. Neles devem constar o quadro teórico, a metodologia, os resultados (preliminares ou finais) e as considerações finais..

A folha de rosto deve conter obrigatoriamente:

XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI
ENANCIB)
Número e Título do Grupo de Trabalho [em negrito];
Título do trabalho (letras maiúsculas);
Modalidade de apresentação: Comunicação oral.

O trabalho deve ter o formato A4, com 15 a 20 laudas, inclusive folha de rosto e referências. O tamanho das margens deve ser: superior = 3,0 cm; inferior = 2,0 cm; esquerda = 3,0 cm; direita = 2,0 cm. O espaçamento deve ser: 1,5 entre linhas; sem espaçamento entre parágrafos; com recuo de 1,25cm no início de cada parágrafo. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12.

O evento poderá fornecer um template para os trabalhos.

As notas explicativas devem vir na página nas quais são inseridas (use o comando: nota de rodapé / fim de página). As tabelas devem seguir as normas do IBGE.

A estrutura do texto, os quadros, as figuras, as fórmulas, a numeração progressiva das seções, as citações e as referências devem seguir as normas da ABNT para artigos científicos.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS  - PÔSTER

Na modalidade Pôster podem ser submetidos trabalhos de pesquisa em andamento de pesquisadores:

  • Doutores;
  • Doutorandos, antes ou após a qualificação, sejam autores ou coautores;
  • Mestres;
  • Mestrandos, somente após a qualificação e informando a data da mesma nos metadados (no processo de submissão o autor deve usar o campo Comentários ao Diretor da Conferência para inserir esta informação), sejam autores ou coautores.

Os pôsteres serão apresentados em ambiente próprio, mediante programação detalhada.

O sistema de submissões aplica a avaliação cega pelos pares. Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação institucional, titulação e e-mails de cada autor não devem constar no texto do trabalho, devem constar apenas no campo de metadados destinado para esse fim, no sistema.

Incluir até cinco palavras-chave e keywords, preferencialmente de acordo com o Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação (IBICT), resguardado o uso de termos específicos de cada área quando este não for contemplado pelo tesauro.

O texto deve ser enviado em arquivo nos formatos doc ou docx.

O resumo e o abstract devem ser redigidos em fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaçamento entre linhas do tipo simples, contendo no máximo 300 palavras. Neles devem constar o quadro teórico, a metodologia, os resultados (preliminares ou finais) e as considerações finais.

A folha de rosto deve conter obrigatoriamente:

XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI
ENANCIB)
Número e Título do Grupo de Trabalho [em negrito];
Título do trabalho (letras maiúsculas);
Modalidade de apresentação: Poster.

O trabalho deve ter o formato A4, até 7 laudas, inclusive folha de rosto e referências. O tamanho das margens deve ser: superior = 3,0 cm; inferior = 2,0 cm; esquerda = 3,0 cm; direita = 2,0 cm. O espaçamento deve ser: 1,5 entre linhas; sem espaçamento entre parágrafos; com recuo de 1,25cm no início de cada parágrafo. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12.

O evento poderá fornecer um template para os trabalhos.

As notas explicativas devem vir na página nas quais são inseridas (use o comando: nota de rodapé / fim de página). As tabelas devem seguir as normas do IBGE.

A estrutura do texto, as figuras, os quadros, as fórmulas, a numeração progressiva das seções, as citações e as referências devem seguir as normas da ABNT para artigos científicos.

 

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato doc ou docx.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  5. Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação às cegas pelos pares, os nomes dos autores foram removidos.
  6. Em caso de submissão para avaliação às cegas pelos pares, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



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