Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
Formação continuada e educação a distância (EAD): aperfeiçoamento das competências e habilidades dos bibliotecários
Cláudia Maria Gomes Curi, Mara Eliane Fonseca Rodrigues, Esther Hermes Lück

Última alteração: 2015-12-12

Resumo

Discute a importância da formação continuada para o exercício da prática profissional do bibliotecário, destacando o papel que a Educação a Distância vem representando como ampliação de oportunidades para o aperfeiçoamento e a especialização dos profissionais. Na suposição de que, para o bibliotecário, a formação continuada se reveste de grande importância, investiga se esses profissionais estão engajados na busca do aperfeiçoamento profissional. Uma vez que a discussão desta temática é relativamente nova no âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação no Brasil, apoia-se em autores da área de Educação que têm se dedicado  a reflexão da formação e prática profissional nos tempos atuais. Focaliza o bibliotecário que atua na universidade pública, tendo como campo empírico a Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Se vale das abordagens qualitativa e quantitativa para investigar, em primeiro lugar se os bibliotecários buscam a formação continuada; em segundo lugar  se buscam a capacitação a distância e, em caso contrário, procurar levantar quais os fatores que os dificultam de buscar a continuação dos estudos. Utiliza como instrumento de pesquisa o questionário, composto por perguntas abertas e fechadas. Após a aplicação dos questionários e de sua análise, conclui que a formação continuada, por intermédio da EAD, confere ao bibliotecário acesso a novos conhecimentos, habilidades e atitudes devidamente sintonizadas com os novos paradigmas da sociedade contemporânea. Possibilita, ainda, uma reflexão do profissional sobre sua prática, de maneira a lhe permitir examinar as teorias e as metodologias em que se baseia, bem como as decisões que adota no seu trabalho, provocando no profissional um processo constante de auto-avaliação.

Texto completo: PDF