Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DIANTE DAS PRÁTICAS DE LEITURA DOS GRADUANDOS DA UFG
Andrea Pereira Santos

Última alteração: 2015-12-12

Resumo

Esta pesquisa qualitativa tem por finalidade mostrar a percepção dos docentes acerca das práticas de leitura realizadas pelos graduandos da Universidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 2013. Cabe especificamente saber, na visão dos professores, se os estudantes realizam mais leituras gerais e didáticas na internet; se os estudantes leem o suficiente para se informarem e desenvolverem atividades acadêmicas; se realizam mais leituras fora do ambiente acadêmico e se os professores consideram as diferentes práticas de leitura realizadas pelos graduandos da UFG. O roteiro do questionário foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da UFG. Nossa fundamentação teórica se funda nos seguintes autores: Chartier (1999, 2005, 2012); Abreu (2001 e 2007); e Dumont (2000a, 2000b, 2001 e 2002).  Ao finalizar essa pesquisa, considera-se que a visão da maioria dos professores é pessimista em relação às diversas práticas de leitura realizadas pelos estudantes no atual contexto. Entretanto, as análises mostram que tal temática precisa ser aprofundada, pois se percebem preconceitos relacionados ao que os estudantes têm realizado de leitura. Também se infere que o não ler “suficiente” ocorra por fatores tais como: divisão entre o tempo de estudo e o trabalho/estágio, bem como o deslocamento casa entre universidade e entre trabalho e casa.

Texto completo: PDF