Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

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O ENSINO SUPERIOR DE ARQUIVOLOGIA: NO ESCURINHO DO CINEMA
Miriam Paula Manini, Cynthia Roncaglio

Última alteração: 2015-12-12

Resumo


Esta comunicação apresenta resultados do projeto Arquivologia & Cinema, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Imagem, Memória e Informação: a elaboração de um livro sobre a utilização do cinema como recurso pedagógico para o ensino superior de Arquivologia. Justifica-se o projeto pelas razões que seguem: o valor das diferentes mídias no processo de aprendizagem na sociedade contemporânea, destacando-se o cinema; seu crescente uso como recurso pedagógico; escassez de produção bibliográfica nacional na área de Arquivologia; ineditismo do tema na área de Arquivologia; e uso de práticas pedagógicas inovadoras. O objetivo geral é utilizar o cinema no processo pedagógico do ensino superior de Arquivologia, sendo os objetivos específicos: propiciar reflexões sobre o uso do cinema como recurso pedagógico; abordar possibilidades da linguagem cinematográfica para o ensino superior de Arquivologia; e oferecer exemplos de uso pedagógico de diferentes gêneros de filmes em sala de aula. Com relação à abordagem teórico-metodológica, é necessário compreender o cinema enquanto linguagem e desenvolver a capacidade de desvendar sua narrativa, especialmente no que tange aos recursos técnicos. A abordagem da Arquivologia, por meio da leitura de filmes, recai sobre a análise de funções arquivísticas, a saber: identificação, produção, classificação, avaliação, descrição, preservação e divulgação; as formas de acesso (físico, intelectual e/ou legal); e também sobre serviços arquivísticos (auxílio à pesquisa, conduta do arquivista e ética profissional). Os principais conteúdos desenvolvidos neste projeto são: breves sínteses e comentários sobre o cinema na história e a história do cinema; relações entre cinema e educação; a força da imagem na sociedade contemporânea; o cinema como fonte documental; o cinema como recurso pedagógico no ensino superior; o valor do cinema como potencial recurso de análise das funções arquivísticas em sala de aula; e sugestões metodológicas de análise arquivística de filmes.

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