Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

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A PESQUISA ACADÊMICA DE RECEPÇÃO DE PÚBLICO EM MUSEUS NO BRASIL: ESTUDO PRELIMINAR
Marilia Xavier Cury

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


A Pesquisa Acadêmica de Recepção de Público em Museus no Brasil tem como objetivo central reunir a produção referente a esse enfoque, para a construção do estado da “arte” desse recorte investigativo. Os fundamentos seguidos são: Quadro Referencial da Museologia, Estudo de Recepção, Avaliação em Museu, Comunicação Museológica e Público de Museu. A pesquisa partiu de levantamento anterior concluído em 2004. O levantamento realizado na 1ª fase do projeto de pesquisa (2012-2014) conseguiu dados anteriores a 2014, localizando pesquisas realizadas em contextos de pós-graduação e concursos para Livre docência. Então, atualizou o levantamento preliminar concluído em 2004 e acrescentou dados entre 2004 e 2014. Foram levantadas, por meio da internet e acompanhando as produções docentes, 44 pesquisas categorizadas por áreas: Antropologia, Arqueologia, Ciências da Informação, Ciências Sociais, Ciência da Comunicação, Educação, Memória Social, Museologia e Psicologia. As categorias informam a amplitude de como o tema pode e vem sendo tratado, mas revelam que a novidade do recorte é ainda pouco conhecido ou desconhecido por grupos de pesquisa e orientadores de pós-graduação. Apesar dessa constatação, podemos perceber que há um exercício metodológico em realização, fundamentalmente em construção pela museografia, em particular pela Avaliação em Museus como ramo da gestão museal. Dessa forma, a aproximação entre Pesquisa de Recepção e Avaliação em Museus torna-se necessária ao serem interdependente. O levantamento não se pretende como conclusivo, mas aponta para pontos de aprofundamento, a saber: Estudo de Recepção como parte do objeto de estudo da Museologia (relação homem e realidade) e Avaliação de Museu como museografia (conjunto de técnicas de observação e descrição), Vertentes de pesquisa para a recepção, Concepções de público, Metodologias aplicadas em Estudos de Recepção, Terminologia adotada.

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