Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
A DIMENSÃO ÉTICA DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DOS BIBLIOTECÁRIOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
Eliane Pellegrini, Elizete Vieira Vitorino

Última alteração: 2015-12-12

Resumo

A Competência Informacional pode ser compreendida a partir de quatro dimensões: Técnica, Estética, Ética e Política. Esta pesquisa, em andamento, objetiva compreender a Dimensão Ética da Competência Informacional dos bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Para alcançar este objetivo, busca-se caracterizar a Dimensão Ética a partir da literatura da área de Ciência da Informação e da Filosofia e descrever esta dimensão a partir das narrativas dos bibliotecários. Adotou-se uma abordagem de tratamento e análise dos dados qualitativa. Para compreender a dimensão ética da Competência Informacional, serão realizadas entrevistas narrativas com os bibliotecários do IFSC e analisadas com base no método fenomenológico de Sanders (1982). Os resultados preliminares apontam que a Dimensão Ética diz respeito à ação humana, com base em princípios para a orientação da boa conduta dos indivíduos. Esta dimensão perpassa as outras dimensões da Competência Informacional por nortear a ação, o fazer do profissional da informação. A Dimensão Ética da Competência Informacional envolve os seguintes elementos: uso ético e legal da informação (questões relacionadas a propriedade intelectual, copirraite, direito autoral e plágio); princípios éticos (respeito, justiça, solidariedade, compromisso); e, reflexão crítica do bibliotecário sobre a ação, visando o bem comum dos indivíduos.

Palavras-chave: Competência Informacional. Ética. Profissional da Informação. Bibliotecários. Dimensão ética da Competência Informacional.

Texto completo: PDF