Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
INFORMAÇÃO, CRIATIVIDADE E TECNOLOGIA: UMA REFLEXÃO ÉTICA
Francisco Carlos Paletta

Última alteração: 2015-12-11

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões resultado de projeto de pesquisa conduzido no Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação – CNPq, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Apresenta reflexões acerta de ética e moral relacionado ao conhecimento e a criatividade. Primeiro, discute-se a ética como característica inerente a toda ação humana e por esta razão, um elemento vital na produção da realidade social. A seguir destaca-se aplicação da ética no campo da criatividade e das novas tecnologias. Na terceira parte, aborda-se o ambiente organizacional e sua estruturação sob a ótica da criatividade, inovação e da ética na gestão do conhecimento. Para finalizar, apresenta-se reflexão sobre os problemas de ordem teórica no terreno moral, onde a indivíduo e a organização são mais eficientes quando há congruência entre os valores e as crenças a respeito de como o trabalho deve ser feito e as expectativas e exigências da organização em relação ao sucesso.

Texto completo: PDF