Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A ANÁLISE DE REDES SOCIAIS: APLICAÇÃO NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Liliane Juvência Azevedo Ferreira, Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares, Dalton Lopes Martins

Última alteração: 2015-12-16

Resumo

As redes de conhecimento organizacionais constituem o grupo de pessoas socialmente envolvidas com o propósito de criar, gerar e difundir conhecimento a favor do desenvolvimento institucional. Assim, a Gestão do Conhecimento como prática de disseminação de conhecimento implícito em organizações tem sido uma alternativa interessante para a administração. Portanto, esta pesquisa de mestrado, em andamento, tem como principal proposta analisar como as redes de conhecimento se configuram em instituições públicas, tomando como campo empírico o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa se caracteriza como descritiva, com abordagem mista – qualitativa e quantitativa – utilizando o estudo de caso como método de investigação e a análise de redes sociais como técnica de análise dos dados. Foi realizado um levantamento dos atores do Sibi por meio de documentos institucionais. Como resultado parcial foi possível entender os grupos que compõem a rede do Sibi e a viabilidade de aplicação de ferramentas para Análise de Redes Sociais em estudos e pesquisa da Ciência da Informação.

Texto completo: PDF