Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

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MUSEU E INFORMAÇÃO ARTÍSTICA: A DIMENSÃO INFORMACIONAL E O HORIZONTE DA DIVULGAÇÃO EM MUSEUS DE ARTE
Julia Nolasco Leitão Moraes

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


Discute-se o papel-chave da informação no contexto das ações de musealização, enfatizando o museu a partir de sua dimensão informacional e descortinando possibilidades para a divulgação artística entendida como comunicação da informação de/sobre arte a públicos não familiarizados com os referenciais, critérios, linguagens e princípios do campo artístico. Para tanto, são apresentadas algumas definições de informação, a fim de dar suporte à compreensão dos museus como sistemas informacionais voltados à fruição de diferentes públicos; além de definições e especificidades da informação artística no contexto dos museus. Em um terceiro momento, caracteriza-se a documentação e a pesquisa como ações estratégicas do processo de musealização, fornecendo subsídios para a divulgação artística. Procura-se trazer à discussão a dimensão informacional dos museus como grau de potência, entendendo-a como necessariamente integrada e inter-relaciona às dimensões comunicacional e educativa das instituições. Tal condição corrobora para construção de possibilidades voltadas à formulação de narrativas expositivas mais plurais e acessíveis, destinadas a interlocução com diferentes públicos, mais ou menos familiarizados com o universo da arte.

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