Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS DA UNIVERISDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF): aspectos sobre o processo de musealização de coleções de C&T
Patricia Muniz Mendes, Marcio Ferreira Rangel

Última alteração: 2015-12-18

Resumo

O presente trabalho é fruto da dissertação de mestrado intitulada “O Patrimônio de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora: concepções museológicas”, do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio (Unirio/ MAST). Refere-se aos aspectos de institucionalização de espaços museológicos de Ciência e Tecnologia (C&T) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a saber: Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia (MDCT) e Museu da Farmácia Lucas Marques do Amaral (MFLMA). As principais noções elencadas para construção do trabalho dialogam com as noções de Patrimônio de C&T, Musealização, Memória, Museus e Coleções universitárias de C&T e Objetos de C&T. Os dados foram constituídos por meio do estudo exploratório qualitativo e de natureza interpretativa, através do levantamento e análise de fontes que embasassem as reflexões acerca das coleções de C&T em processo de musealização na UFJF e também a leitura de registros das ações humanas ao longo do tempo. Como indícios, verificou-se a análise de fontes documentais em suporte de papel, depoimentos de participantes dos processos de institucionalização dos espaços museológicos, objetos de C&T. Os resultados indicam que a UFJF se apresenta como um espaço estratégico para a guarda e preservação de acervos de C&T, criado e estimulado pelo processo de musealização de coleções de C&T, fontes cruciais de informação para o campo da museologia e do patrimônio. O estudo dos dados revelam reflexões sobre o contexto histórico e social, tanto das coleções de C&T, hoje em espaços museológicos, quanto da própria Universidade, cenário para esse processo.

Texto completo: PDF