Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
AVALIAÇÃO DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS: OS CRITÉRIOS DO QUALIS-PERIÓDICO À LUZ DE MERTON E BOURDIEU
Claudio Nei Nascimento da Silva, Suzana Pinheiro Machado Mueller

Última alteração: 2015-12-17

Resumo

Analisa as diferenças e semelhanças nos critérios estabelecidos para qualificação de periódicos científicos brasileiros pela Agência Capes/MEC e busca nas contribuições de Merton e Bourdieu, elementos para a compreensão desse fenômeno. Os dados foram levantados por meio dos 48 Documentos de Área disponíveis no sistema Qualis/Capes. A análise permitiu levantar 21 critérios e agrupá-los em quatro categorias: formato e aspectos de editoração e distribuição; visibilidade e impacto dos conteúdos; qualidade e relevância segundo percepção da área; e outros. As diferenças e semelhanças nos critérios e as particularidades das áreas estudadas quanto à avaliação de periódicos colocaram em relevo a relevância e atualidade do pensamento de Merton e Bourdieu acerca das nuances que perpassam estratégias de legitimação especialmente caras na ciência. Conclui-se ressaltando a proeminência de indicadores quantitativos nas áreas mais tradicionais da ciência e mais subjetivos nas humanidades, como também, a natureza política do processo de avaliação da produção científica brasileira, no qual, as agências de fomento têm grande influência.

Texto completo: PDF