Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA ORGANIZACIONAL: UM MODELO APOIADO NOS COMPORTAMENTOS DE BUSCA, COMPARTILHAMENTO E USO DE INFORMAÇÃO E DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
THICIANE MARY CARVALHO TEIXEIRA, MARTA LIDIA POMIM VALENTIM

Última alteração: 2015-12-16

Resumo


A inteligência competitiva organizacional surge como um processo estratégico que propicia converter dados, informações e conhecimento em diferenciais competitivos para a organização. O problema da pesquisa enfoca a maneira que os gestores praticam e reconhecem a importância dos comportamentos de busca, compartilhamento e uso de informações e de tecnologia da informação e comunicação para o processo de inteligência competitiva organizacional. O objetivo geral da pesquisa visa identificar as principais práticas e mensurar o grau de comportamento de busca, compartilhamento e uso da informação e de tecnologia da informação e comunicação nas empresas premiadas em 2012 no estado do Ceará, pelo prêmio Delmiro Gouveia, de modo a propor um modelo conceitual de inteligência competitiva organizacional. Como procedimento metodológico adotou-se a pesquisa de natureza qualiquantitativa, do tipo descritivo explicativo, e para a coleta de dados utilizou-se as técnicas de questionário e entrevista. Como resultado apresenta-se um modelo conceitual de inteligência competitiva organizacional com base nas orientações, níveis de responsabilidade e comportamentos.


Texto completo: PDF