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ACESSIBILIDADE EM MÍDIAS SOCIAIS: UMA ANÁLISE BASEADA EM AVALIADORES AUTOMÁTICOS DE ACESSIBILIDADE
Última alteração: 2015-12-17
Resumo
Objetiva analisar a acessibilidade em mídias sociais à luz dos avaliadores automáticos de acessibilidade DaSilva e AcessMonitor que são softwares que se baseiam nas diretrizes contidas no Web Content Accessibility Guidelines 2.0. As mídias sociais avaliadas foram o Facebook, Twitter, e Likedin. O percurso metodológico aponta para uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados na web através da inserção dos hiperlinks nos avaliadores automáticos de acessibilidade supracitados. Os resultados apontam que nenhuma das mídias sociais analisadas estão adequadas aos padrões internacionais de acessibilidade na web. Elas apresentam muitas barreiras informacionais que dificultam o acesso e o uso por parte dos usuários que apresentam deficiência. Além disso, não passaram na bateria de testes do AccessMonitor apresentando índices entre 3,7 e 6,8 e alcançaram o nível mínimo de conformidade “A”. Desta forma, percebe-se que há a necessidade que os desenvolvedores das mídias sociais estudadas realizem melhorias que permitam o acesso aos usuários cegos, se adaptando as normas e padrões internacionais.
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