Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA A PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO:UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL
Daniel Cequeira Silva, Borges Jussara

Última alteração: 2015-12-12

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir de um curso de iniciação à competência em informação em formato EaD, cuja proposta foi promover essa competência entre alunos de graduação e pós-graduação vinculados ao Instituto de Ciência da Informação da UFBA. O universo em questão foi compreendido por 86 indivíduos aleatórios e a coleta de dados foi efetuada por meio de questionário.  Adotou-se o método experimental para a realização da pesquisa, estabelecendo–se um grupo de intervenção com 43 indivíduos que participaram do curso e tiveram suas competências informacionais testadas por meio de dois questionários: um antes e outros depois da intervenção. Paralelamente foi feito o mesmo com outros 43 indivíduos que tiveram suas competências também testadas pelos mesmos questionários, mas sem participarem da intervenção. Por meio dos resultados iniciais foi possível inferir que a intervenção colaborou para a elevação das competências informacionais dos participantes da pesquisa, endossando o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas aplicáveis no desenvolvimento de programas de competência em informação.

Texto completo: PDF