Última alteração: 2015-12-18
Resumo
A qualidade e rapidez no atendimento prestado, o compartilhamento de informações entre diferentes profissionais, a integração dos serviços realizados, a confiabilidade dos dados são atributos do prontuário eletrônico do paciente. Apesar das vantagens apresentadas, sua implantação constitui-se em processo de alta complexidade e custo financeiro. De acordo com esse contexto, é objetivo do estudo em pauta, apresentar resultados de um projeto de pesquisa a respeito do panorama existente em hospitais universitários brasileiros no que diz respeito a utilização do prontuário em formato eletrônico. Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem quantiqualitativa, fundamentada por estudos bibliográficos e documentais apresentados em meio eletrônico e impresso, sem delimitação temporal, linguística ou geográfica. Dentre os resultados obtidos, evidencia-se que o número de instituições que já adotaram ou estão em fase de implantação do prontuário eletrônico é insignificante em relação à totalidade de hospitais universitários existentes e que fatores que dificultam o processo, são aqueles relacionados às questões financeira e humana, como a aceitação e capacitação dos profissionais que o utilizarão. Outro aspecto significativo a ser mencionado relaciona-se a falta de informações e conhecimentos, por parte de alguns funcionários, a respeito do prontuário eletrônico do paciente, suas características, o que o difere do prontuário informatizado. Diante do exposto foi possível concluir que, ainda que seja fundamental para o aumento da qualidade dos serviços prestados, é preciso que sejam envidados esforços, não somente por parte do parte do hospital ou da universidade a qual está inserido, como também das esferas superiores, para que a geração e acesso as informações dos pacientes por intermédio dos prontuários eletrônicos seja, a curto prazo, a realidade dos hospitais escola brasileiros.