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INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E PROCESSOS CURATORIAIS: DISRUPÇÕES E DIAFANIZAÇÕES NOS MUSEUS DE HISTÓRIA NATURAL
Última alteração: 2015-12-18
Resumo
O conceito de curadoria e seus heterogêneos significados nas diferentes áreas do conhecimento e espaços de preservação da memória é tratado conforme os resultados evidenciados em tese de doutoramento.. Aponta para um ponto de convergência, especificamente nas instituições museológicas, que se encontraria presente em meio a essa diversidade, representado em uma figura decisória (o especialista), possuidora de expertise: o curador. Os processos curatoriais no interior dos museus de história natural determinam a formação, gestão e comunicação pública da ciência por meio das evidências materiais do mundo sensível. Tais processos são analisados à luz das conceituações foucaultianas acerca do “dispositivo”, percebido como uma rede de relações que se estabelece entre elementos heterogêneos: discursos, instituições, arquitetura, regimentos, leis, medidas administrativas, enunciados científicos, proposições filosóficas, morais, filantrópicas, o dito e o não dito. Tal perspectiva permite a reflexão acerca dos fluxos informacionais presentes no cotidiano desses museus de história natural.
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