Última alteração: 2015-12-12
Resumo
Os Centros Educacionais Unificados, situados em diferentes pontos do município de São Paulo, fora implantados a partir de 2003 e estão comprometidos com a proposição e execução de políticas públicas destinadas a atender demandas educacionais, culturais e esportivas. O projeto do Centro Educacional Unificado prevê uma gestão compartilhada a ser realizada por diversas instâncias. A proposta de uma gestão conduzida a partir da interação entre distintas partes permite refletir sobre a possibilidade de hibridação entre órgãos públicos e sociedade civil. O Centro Educacional Unificado deveria ser reconhecido como espaço polifônico que privilegia a produção de conhecimento e o protagonismo dos indivíduos; nele os cidadãos devem agis coletivamente, desenhando uma gestão orientada por processos democráticos. A partir de metodologia qualitativa e exploratória, a pesquisa aborda temas como a posição do coordenador de cultura do Centro Educacional Unificado como mediador cultural, o sujeito como agente do conhecimento capaz de transitar entre as esferas sociais e o Centro Educacional Unificado enquanto dispositivo que fomenta o conhecimento, sustentada em bibliografia oriunda da Ciência da Informação, da Educação, da Política Cultural, da Sociologia, da Filosofia e da Ciência Política.