Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

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A GESTÃO CULTURAL MEDIADORA NOS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS
Naiene Sanchez Silva, Lúcia Barbosa de Oliveira

Última alteração: 2015-12-12

Resumo


Os Centros Educacionais Unificados, situados em diferentes pontos do município de São Paulo, fora implantados a partir de 2003 e estão comprometidos com a proposição e execução de políticas públicas destinadas a atender demandas educacionais, culturais e esportivas. O projeto do Centro Educacional Unificado prevê uma gestão compartilhada a ser realizada por diversas instâncias. A proposta de uma gestão conduzida a partir da interação entre distintas partes permite refletir sobre a possibilidade de hibridação entre órgãos públicos e sociedade civil. O Centro Educacional Unificado deveria ser reconhecido como espaço polifônico que privilegia a produção de conhecimento e o protagonismo dos indivíduos; nele os cidadãos devem agis coletivamente, desenhando uma gestão orientada por processos democráticos. A partir de metodologia qualitativa e exploratória, a pesquisa aborda temas como a posição do coordenador de cultura do Centro Educacional Unificado como mediador cultural, o sujeito como agente do conhecimento capaz de transitar entre as esferas sociais e o Centro Educacional Unificado enquanto dispositivo que fomenta o conhecimento, sustentada em bibliografia oriunda da Ciência da Informação, da Educação, da Política Cultural, da Sociologia, da Filosofia e da Ciência Política.


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