Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: HISTÓRICO, EVOLUÇÃO E METODOLOGIAS ORGANIZACIONAIS SOB A ÓTICA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Frederico Vidigal, Fabricio Ziviani

Última alteração: 2015-12-16

Resumo


O artigo apresenta um panorama acerca da Inteligência Competitiva (IC) no contexto das organizações brasileiras e reflete os resultados de uma pesquisa de doutoramento em Ciência da Informação. Procurou-se investigar a existência de metodologias de Inteligência Competitiva aplicadas em 13 organizações nacionais e multinacionais atuantes no Brasil em diferentes segmentos de mercado. No estudo foram analisados os diferentes objetivos e experiências de IC nessas organizações envolvendo a variedade de práticas para a projeção de cenários, análise de conteúdos provenientes de mídias e monitoramento do ambiente geral e setorial das organizações. Foi revisitada a literatura nacional e internacional – envolvendo o status quo da atividade de IC no mundo – e cujo conteúdo foi confrontado com os resultados obtidos na entrevistas. Concluiu-se que, embora as organizações adotem metodologias relativamente similares de IC, essa atividade apresenta objetivos distintos, afeitos tanto ao enfoque estratégico, quanto os enfoques mercadológico, suprimentos e de vendas, prevalecendo o primeiro. O aspecto estratégico também está refletido nos modelos de subordinação hierárquica dominante das áreas de IC. Como resultados, a pesquisa apontou ainda as principais fontes e produtos de informação, perfil dos participantes e ferramentas utilizadas para a prática de IC no ambiente organizacional brasileiro.

 

Palavras-chave: Inteligência competitiva – inteligência de mercado – fontes de informação - produtos de informação – monitoração ambiental


Texto completo: PDF