Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM SERVIÇO DE REFERÊNCIA VIRTUAL: APLICAÇÃO DA MATRIZ SWOT
Ieda Pelogia Martins Damian, Marcia Regina Silva

Última alteração: 2015-12-12

Resumo

O Serviço de Referência Virtual (SRV) diz respeito às formas de prestação de serviço de referência e informação por meio da utilização de tecnologia de informação. As bibliotecas universitárias, inseridas no contexto de aprendizagem, devem explorar os recursos tecnológicos e modelos de avaliação para aprimorarem os serviços oferecidos e facilitar a mediação da informação. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do site de uma biblioteca universitária brasileira com a intenção de identificar os principais pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades dos serviços de referência virtuais. Trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou a ferramenta de análise estratégica SWOT. O site analisado nesta pesquisa foi o da Biblioteca Central da universidade de São Paulo campus Ribeirão Preto, São Paulo (BCRP/USP). Após a aplicação do SWOT verificou-se que o SRV é uma oportunidade para aumentar a visibilidade dos resursos e serviços disponíveis em uma biblioteca universitária, bem como aprimorar a interação da biblioteca com o usuário , garantindo assim que o papel desta instituição como mediadora entre o recurso e o usuário seja cumprido efetivamente.

Texto completo: PDF