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PRÁTICAS INFORMACIONAIS DE PESQUISADORES E CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOB A PERSPECTIVA DA COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA
Última alteração: 2015-12-16
Resumo
Apresenta resultados parciais de pesquisa de doutorado em desenvolvimento que relaciona as práticas informacionais de pesquisadores e a gestão do conhecimento científico gerado em um grupo de pesquisa. O objetivo do presente artigo é compreender as práticas dos integrantes de um grupo de pesquisa durante a criação colaborativa do conhecimento científico. Utiliza como bases teóricas a Cognição Distribuída e a teoria de criação do conhecimento. Dados foram coletados mediante observação e entrevistas contextuais e analisados tendo a Distributed Cognition for Teamwork como framework. Os resultados demonstram que a Cognição Distribuída e a Distributed Cognition for Teamwork são adequadas para a compreensão das práticas colaborativas voltadas para a criação do conhecimento científico. Tem-se como perspectivas concluir a coleta e a análise dos dados, buscando confirmar ou refutar o pressuposto de que as práticas informacionais dos integrantes do grupo de pesquisa influenciam a gestão do conhecimento por eles produzido.
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