Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
PANORAMA DO COMPARTILHAMENTO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS
Liliane Braga Rolim Holanda Souza, Alzira Karla Araújo da Silva

Última alteração: 2015-12-16

Resumo

A prática do compartilhamento da informação e do conhecimento pode oferecer suporte às práticas de gestão organizacional nas bibliotecas universitárias, para que desempenhem as suas atividades de forma otimizada. Nesse contexto, apresenta-se um panorama do compartilhamento da informação e do conhecimento em bibliotecas universitárias brasileiras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e de natureza qualitativa, que utilizou a coleção BENANCIB do Repositório “Questões em rede” para resgatar pesquisas que investigaram tal realidade e demonstrá-la. Conclui-se que o compartilhamento ainda é uma realidade distante nas bibliotecas universitárias, sendo praticado de forma deficitária e não sistematizada. Ao mesmo tempo em que estudos podem produzir resultados exitosos a serem aplicados nessas bibliotecas, esforços empreendidos para compreender o compartilhamento nos ambientes próprios de informação e de conhecimento tem o potencial de agregar valor à área da ciência da informação.

Texto completo: PDF