Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
LETRAMENTO INFORMACIONAL, CRESCIMENTO E DEMOCRACIA: UM ESTUDO DO RELATÓRIO DO PRESIDENTIAL COMMITTEE ON INFORMATION LITERACY (1989)
José Claudio Morelli Matos

Última alteração: 2015-12-11

Resumo


Discute sobre o letramento informacional tendo como referência o documento intitulado Presidential Committee on Information Literacy: Final Report (ALA, 1989). Utiliza como interlocutores os seguintes pensadores norteamericanos: John Dewey, em sua obra Democracia e Educação (1916), da qual se apropria de suas teorias do crescimento e da democracia, e William Kilpatrick, em sua obra Educação para uma sociedade em transformação (1926), da qual se apropria de sua teoria da cientificidade como fator social de mudança. Assim, a concepção de letramento informacional expressa no relatório da ALA pode ser discutida em seus fundamentos epistemológicos, especialmente a partir da noção a ela relacionada de ‘aprender a aprender’ e de ‘aprendizado ao longo da vida’. Além disso, a ideia de democracia como vida social compartilhada, e as exigências informacionais para a cidadania ativa são investigadas em sua relação com o letramento informacional. Conclui-se pela necessidade de uma atenção aos pressupostos teóricos que sustentam o relatório, e pela exigência da priorização das pessoas, em toda iniciativa que envolva o letramento informacional.


Texto completo: PDF