Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
APORTES BIBLIOMÉTRICOS À PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS PRINCIPAIS PERIÓDICOS DA ÁREA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL (2006-2010)
Bruno Henrique Alves, Ely Francina Tannuri de Oliveira

Última alteração: 2015-12-17

Resumo


Para avaliar questões de produtividade científica, a Análise de Domínio (A.D.) aparece como principal respaldo teórico. No contexto da Ciência da Informação, apresentam-se 11 abordagens para estudo de A.D., entre elas os estudos bibliométricos e estudos epistemológicos. Esta pesquisa se propõe construir e analisar, a partir destes estudos, as redes de colaboração científica na área de Ciência da Informação, no Brasil, no período de 2006 a 2010. De forma mais específica, se propôs identificar as comunidades que se formam a partir das afinidades temáticas e das relações estabelecidas pelas coautorias, examinando-as em âmbito nacional e/ou internacional, com destaque para os autores mais produtivos, nas diferentes temáticas. Como procedimento de pesquisa, realizou-se um levantamento de todos os artigos publicados, em um total de 605 artigos, nos seguintes periódicos: Ciência da Informação, DataGramaZero, Perspectivas em Ciência da Informação, Informação & Sociedade: Estudos e Transinformação. Organizaram-se os dados e a partir dos 16 autores mais produtivos, construiu-se a rede de colaboração científica, por meio do Software Pajek, procedendo-se a devida análise das comunidades e suas temáticas. Com a finalidade de se avaliar a similaridade e proximidade temática entre os pesquisadores, foi desenvolvida a análise multivariada de cluster a partir de uma matriz com o agrupamento dos 27 pesquisadores mais produtivos e 57 palavras-chave. Utilizou-se o pacote SPSS, para a construção do dendograma, gerado pelo método Ward”, com valores normalizados. Como resultados, destacou-se que a maior concentração de artigos foi publicada no periódico “Perspectivas em Ciência da Informação”. A análise da rede mostrou que a colaboração ocorre mais intensamente em torno daqueles mais produtivos. Como conclusões finais, observou-se que as redes de colaboração científica retratam a dialogicidade estabelecida entre os autores, mostrando as linhas de pensamento e os referenciais teóricos comuns.


Texto completo: PDF