Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
Revista "Memórias do Instituto Oswaldo Cruz": uma visão bibliométrica
Angelina Pereira da Silva, Marcia Heloisa Tavares de Figueredo Lima

Última alteração: 2015-12-18

Resumo

Pesquisa quantitativa que tem por finalidade entender algumas práticas de comunicação científica nas áreas de Ciências Biológicas e Biomédicas e da própria Fundação Oswaldo Cruz através da análise bibliométrica nos artigos originais e de revisão publicados na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, no período de 2009 a 2013. Destaca os periódicos científicos como principal canal de divulgação da Ciência. Aponta as definições, características, funções e técnicas de mensuração quantitativa na comunicação científica, destacando a Bibliometria. Contextualiza a revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Faz análise de 805 artigos. Identifica que artigos de coautoria concentram um número maior que os artigos de autoria individual. Identifica os autores que mais publicam artigos na revista e, em função da obtenção dos dados, faz uma comparação com os resultados obtidos manualmente e os dados informados nas bases de dados Web of Science e SCOPUS. Identifica as instituições as quais os autores estão vinculados e mapeia a procedência geográfica de tais instituições. Identifica os autores com vinculação institucional à Fundação Oswaldo Cruz que mais publicam. Mapeia as unidades da Fundação Oswaldo Cruz que mais publicam.

Texto completo: PDF