Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
ACERVOS DE OBRAS RARAS NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS BRASILEIRAS: UM ESTUDO
Gleide Bitencourte José Ordovás, Gisela Eggert Steindel

Última alteração: 2015-12-18

Resumo

O estudo verificou a visibilidade dos seus acervos classificados como obras raras existentes nas bibliotecas universitárias federais brasileiras como parte do desenvolvimento de dissertação. Para tanto efetuou-se uma investigação nos portais destas universidades públicas federais da existência de setores de obras raras e como a este acervo é proporcionado uma visibilidade por essa instituição pública de ensino. Os resultados mostraram que setenta por cento das nossas universidades federais não disponibilizam informações sobre estes acervos em seus portais. No entanto verificou-se que o fato da não existência desta informação não significa necessariamente a não existência desse setor nas bibliotecas pesquisadas. Os dados elucidam que este setor não recebe atenção ou destaque necessário nestas instituições por meio do mais visível instrumento de informação, a Rede Internet. O estudo alerta para a necessidade destas instituições públicas de ensino investirem em políticas de informação para uma visibilidade deste patrimônio cultural e de informação à sociedade local, nacional e internacional.

Texto completo: PDF