Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
ANÁLISE DE ACEITAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE PARA CRIAÇÃO E GESTÃO DE BASES DE DADOS REFERENCIAIS DE ARTIGOS CIENTÍFICOS – BADRAC
Flavio Ribeiro Córdula, Wagner Junqueira Araújo

Última alteração: 2015-12-17

Resumo

A aceitação e a utilização de tecnologias da informação são temas explorados pela Ciência da Informação, pois trabalham a interface entre o homem e o computador, entre o usuário e a tecnologia. Tendo em vista a especialização de conteúdos nas bases de dados, e estas, estarem  disponíveis on-line na Internet, criou-se uma fonte de pesquisa para estudantes, professores e pesquisadores. Existem várias bases de dados que referenciam, de forma exclusiva, itens bibliográficos, como livros, artigos científicos, dissertações, teses etc. O portal de Periódicos Capes, o SciELO e a Brapci são exemplos de bases de dados referenciais. Apesar da importância e existência de várias ferramentas de busca de conteúdos específicos, especialmente no que tange à busca de informação científica, não foi encontrada, durante o período de execução desta pesquisa, nenhuma ferramenta de software livre que permitisse a criação de bases de dados referenciais de artigos científicos e gestão do conteúdo armazenado. Por esse motivo, optou-se pelo desafio do desenvolvimento de uma ferramenta com tais características. O software foi denominado “Base de Dados Referencial de Artigos Científicos” (Badrac) e permite que qualquer interessado construa uma base de dados referencial. Diante desse contexto, esta pesquisa teve como objetivo verificar o grau de aceitação, por meio do modelo Technology Acceptance ModelTAM, do software livre Badrac, que permite a construção e gestão de bases de dados referenciais de artigos científicos visando auxiliar na disseminação e na recuperação da produção científica armazenada em meio digital. Por fim, foi possível concluir que esse software, apesar de necessitar das correções e melhorias intrínsecas a esse tipo de ferramenta, obteve um relevante grau de aceitação pela amostra pesquisada.

Palavras-chave: Base de Dados Referencial. Periódico Científico Digital. Recuperação da Informação Digital. Modelo de Aceitação Tecnológica.

Texto completo: PDF