Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO PARA O CRESCIMENTO DO PROFISSIONAL DE MERCADOS INTERNACIONAIS: UM OLHAR NO USUÁRIO
Roberto Vilmar Satur

Última alteração: 2015-12-16

Resumo

O referido trabalho estuda o usuário da informação que está se preparando para ser um futuro profissional do mercado internacional: o estudante que atuará na negociação internacional, especialmente no comércio exterior e no marketing internacional. Busca-se estudar como a gestão da informação e do conhecimento pode auxiliar e entender melhor quais suas angústias e demandas por informação e conhecimento atendidas e não atendidas, mediante o estudo do usuário. A questão da pesquisa foi: Como o estudante que está se preparando para atuar em mercados internacionais busca informação e conhecimento, quais as dificuldades encontradas e que estratégias de superação de barreiras tem adotado? O objetivo foi de investigar como o estudante que se prepara para atuar em mercados internacionais visualiza as necessidades de informação e de conhecimento, como usuário, e de que forma resolve as lacunas que encontra. Em termos de metodologia, aplicou-se um questionário aos alunos de um curso da área internacional para levantar os dados. Trata-se de uma pesquisa de campo, aplicada e qualiquantitativa. Este trabalho é uma pesquisa parcial e com resultados parciais, já que é uma pesquisa em andamento, que faz parte de estudos mais amplos de doutoramento que está em fase de desenvolvimento. Os resultados são interessantes porque apontam para um perfil profissional em formação que está ciente da necessidade de buscar informação e conhecimento, que não se contenta apenas com a situação posta e que está procurando preencher as lacunas que encontra.

Texto completo: PDF