Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

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AS TRANSFORMAÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA SOB O PONTO DE INFLEXÃO INFORMACIONAL
Gustavo Silva Saldanha, Leila Maria Bento

Última alteração: 2015-12-17

Resumo


O estudo teve como cenário de investigação os modelos variados de instituições ligadas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que podem oferecer do ensino médio/técnico à pós-graduação. Sob o ponto de inflexão informacional, procurou-se compreender como o desenvolvimento de periódicos científicos e de revistas de divulgação científica podiam representar a construção histórica e as transformações de tais organizações. Neste sentido, o objetivo foi mapear e compreender a produção seriada do conhecimento das instituições destinada à divulgação e à comunicação científicas, descrevendo o estado da arte desta produção na contemporaneidade. A pesquisa, de caráter exploratório, se caracterizou como quali e quantitativa e teve como corpus a produção de seis instituições. A coleta de dados preliminares foi realizada nas páginas eletrônicas, para a identificação dos tipos e das formas de organização das revistas. Complementando a coleta, foram aplicados questionários junto aos editores, além da visita a campo, quando necessário, para consulta aos documentos. Como resultados obtidos, verificou-se a) a existência de empenho de professores pesquisadores para que os níveis de ensino interajam pela pesquisa desenvolvida na instituição; b) a dificuldade de classificação da produção seriada, resultante de sua multiplicidade de formatos e de níveis, bem como seu caráter multidisciplinar; c) a ênfase nos periódicos científicos, foco mais extenso da pesquisa, em razão do quadro representativo do corpus. O estudo constatou a tendência, a partir da produção seriada do conhecimento das instituições, de uma ênfase cada vez maior na pós-graduação e na pesquisa científica de uma organização tradicionalmente orientada para a formação técnico-profissionalizante, privilegiando, na perspectiva informacional, a produção de periódicos científicos em detrimento das revistas de divulgação científica e de outros documentos de caráter pedagógico.

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