Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
MEMÓRIA INSTITUCIONAL E GESTÃO AMBIENTAL: um estudo da Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS no período de 2011 a 2014
Rosangela Haide Bratkowski, Judite Sanson de Bem, Valdir José Morigi

Última alteração: 2015-12-18

Resumo

Aborda a temática ambiental e sua relação com memória institucional a partir do projeto de pesquisa em desenvolvimento, para elaboração de dissertação de mestrado. O estudo busca analisar as propostas e ações que contemplem a preservação do ambiente, através das diretrizes dos planejamentos institucionais da Universidade e da Biblioteca. Assim, o objetivo deste estudo é realizar um levantamento das ações ambientais da Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS, a partir da Política de Gestão da Biblioteca e no Plano Anual da Escola de Engenharia no período de 2011 a 2014. Pesquisa qualitativa com estudo de caso utiliza análise de conteúdo e procedimentos metodológicos da pesquisa descritiva, documental. A biblioteca como lugar da memória pode contribuir com a política de gestão ambiental da UFRGS através da gestão e da disseminação das informações ambientais. Além disso, está sendo proposta, em conjunto com a Escola de Engenharia, a criação de um produto ecologicamente sustentável com a finalidade conscientizar a comunidade universitária em relação às questões ambientais.

Texto completo: PDF