Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
INTEGRAÇÃO SEMÂNTICA DE PUBLICAÇÕES, DADOS DIGITAIS E INFORMAÇÕES SOBRE A PESQUISA: UMA PROPOSTA DE INTERFACE DE PUBLICAÇÃO AMPLIADA PARA A ÁREA DE CIÊNCIAS NUCLEARES
Luana Farias Sales, Luís Fernando Sayão, Rosali Fernandez de Souza

Última alteração: 2015-12-17

Resumo

Considerando a dinâmica veloz do mundo da pesquisa contemporânea, especialmente nos ambientes de eScience, as relações que se estabelecem entre os produtos de pesquisa em uma publicação ampliada não são fixas e não podem ser completamente pré-definidas. Dessa forma, os pesquisadores e gestores dos sistemas de informação para a pesquisa devem dispor de ferramentas amigáveis automatizadas para expandir, de forma controlada e sob alguma forma de moderação, os vocabulários semânticos associados com cada tipo de relação.  Essa é uma questão relevante que se coloca para os sistemas de informação científicos mais avançados. Devido a essa condição, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de interface para integração semântica de publicações, dados digitais e informações sobre a pesquisa, pois as relações entre esses itens informacionais são requisito importantes no processo de construção de um novo modelo de publicação que extrapole os limites do texto convencional. O modelo apresentado foi proposto para um domínio específico: as Ciências Nucleares. O trabalho usou como abordagem metodológica para identificação de seus principais componentes a análise de domínio de Hjorland, especificamente as abordagens estrutura dos sistemas de informação científica no domínio das Ciências Nucleares e a da estrutura da Instituição científica para o qual o trabalho foi desenvolvido – neste caso a Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN e o Instituto de Engenharia Nuclear – IEN. Como resultado, é apresentado um modelo gráfico de publicação ampliada genérico que pode servir a quaisquer domínios e um modelo específico para a área das Ciências Nucleares.

Texto completo: PDF