Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

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BIBLIOTECAS ESCOLARES: CONTRIBUIÇÃO AOS ESTUDOS DE SUAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Marília de Abreu Martins de Paiva, Adriana Bogliolo Sirihal Duarte

Última alteração: 2015-12-16

Resumo


Objetivando vincular os estudos sobre políticas para bibliotecas escolares às políticas de educação, apresentam-se instrumentos, parâmetros, e categorias da área de biblioteconomia e ciência da informação, assim como instrumentos e indicadores da área de políticas de educação. De um lado, os recursos teóricos e metodológicos da área de biblioteconomia e ciência da informação descrevem, qualificam e justificam a função, os objetivos e os recursos necessários à criação e manutenção de bibliotecas escolares adequadas; de outro lado, os recursos da área de educação podem ajudar a demonstrar o impacto das bibliotecas escolares nos resultados dos alunos, medidos por testes padronizados, assim como diagnosticar os recursos e usos das bibliotecas escolares existentes. O conjunto dessas ferramentas, assim como a utilização e o cruzamento de dados de processos de avaliação das duas áreas pode qualificar os estudos de bibliotecas escolares, de maneira a influenciar as políticas públicas relacionadas, especialmente a políticas nacionais de educação. 


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