Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS NA WEB OF SCIENCE (WOS)
Alexandre Lucas, Angel Freddy Godoy Viera, Adilson Luiz Pinto

Última alteração: 2015-12-16

Resumo

O artigo apresenta uma visão da produção científica sobre Inteligência de Negócios. Identifica os principais autores, as citações, a cronologia da produção, as palavras-chave e os principais periódicos utilizados. A análise é obtida através de estudo bibliométrico dos artigos indexados na base de dados Web of Science (WoS) sobre o termo Inteligência de Negócios. Ele compreende somente artigos indexados até o ano de 2013, onde foram utilizados para a busca os campos: título ou resumo ou palavra-chave. O estudo foi desenvolvido como parte da dissertação no programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PGCin) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O estudo além de gerar informações para o conhecimento da dinâmica e evolução da pesquisa sobre o tema, promove indicadores para gestão informacional considerando a Bibliometria como uma importante ferramenta de aplicação nas organizações que trabalhem com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) como os Institutos de Ciência, tecnologia e Inovação (ICTIs). A Bibliometria poderia inclusive ser utilizado pelos próprios sistemas de Inteligência de Negócios como parte integrante dos sistemas.

Texto completo: PDF