Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
Salvador cidade capital cidade patrimônio mediação com a cidade museu, apropriação e compartilhamento do patrimônio cultural através da mídia.
Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da Costa

Última alteração: 2015-12-18

Resumo

A pesquisa Salvador cidade capital-cidade patrimônio é feita em parceria entre grupos da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Salvador, na intenção de conhecer mais detalhadamente a história urbana e poder divulgá-la através da mídia eletrônica visando a participação da maioria dos cidadãos. A fundamentação teórica está firmada nos conceitos de: saúde cultural, patrimônio cultural inclusivo, cidade educativa, cibernetização da cultura, códigos culturais e memórias de longa duração. A metodologia apoia-se na análise sistemática transdisciplinar. As técnicas de história oral são utilizadas destacando as narrativas de vida e a abordagem de percepção sensível. Nos resultados até então obtidos estão a fanpage Facebook, o wordpress blog e o Instagram nas quais se tem obtido uma media semanal de 800 curtidas com comentários; os dois eventos internacionais realizados em Salvador e Lisboa, uma exposição itinerante em Portugal e artigos publicados nos anais eletrônicos. Nas considerações finais são demonstrados o caráter positivo do uso da internet como ferramenta de comunicação, a criação de um espaço de diálogo com o cidadão e o compartilhamento do conteúdo acadêmico com responsabilidade e espírito lúdico. Espera-se com isso um melhor diálogo com gestores municipais sobre o tema do uso adequado do patrimônio cultural.

Texto completo: PDF