Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
COMUNIDADES DE PRÁTICA E REPRESENTAÇÃO DA PRODUÇÃO DA REDE DE LABORATÓRIOS DA UNIRIO
Miriam Gontijo Moraes

Última alteração: 2015-12-11

Resumo

A categoria de análise Comunidades de Prática é usada para conceituar disciplinas acadêmicas e grupos profissionais dentro de instituições e organizações por estudos sobre o desenvolvimento e partilha de conhecimento. Outros estudos sugerem que o desenvolvimento de formas duradouras de organização seja entravado por dificuldades em manter uma cultura interdisciplinar parcialmente explicadas por posturas que resistem abandonar a perspectiva disciplinar. O universo da rede de laboratórios da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro é um dos muitos espaços que não é caracterizado como unidade de informação, mas a perspectiva de um sistema de comunidades de prática revela a produção de uma riqueza de documentos e conhecimentos constituindo ainda um espaço de memória, saberes e cultura que necessita de ações de identificação, organização e divulgação. A fim de promover as práticas de organização do conhecimento, preservação e educação patrimonial em uma estratégia botton-up, partiu-se do pressuposto de que a representação de uma comunidade de prática pelo seu repertório, presente no vocabulário especializado, é um ponto de partida. Buscamos os modos da representação documentária, para um repertório especializado carente de organização. Até o presente momento foram identificadas 126 comunidades de práticas e representados por meio de microtesauros os repertórios de 28 destas. A categoria de análise se mostrou eficiente para atingir os objetivos iniciais de levar à comunidade em geral os esclarecimentos sobre as formas de acesso ao patrimônio documental científico produzido por pesquisadores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro . Por meio da identificação e do mapeamento das comunidades de prática envolvidas nas atividades de pesquisa da universidade operacionalizamos a construção de uma abordagem de organização e representação do conhecimento produzido que apontam para importantes desdobramentos.

Texto completo: PDF