Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
PRESERVAÇÃO DIGITAL E OS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS ELETRÔNICOS BRASILEIROS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Priscilla Mara Bermudes Araujo, Rosali Fernandez de Souza, Miguel Ángel Márdero Arellano

Última alteração: 2015-12-17

Resumo


Aborda questões da preservação digital dos periódicos científicos eletrônicos em Ciência da Informação publicados no Brasil. Ressaltam-se primeiramente, conceituações e características relacionadas aos periódicos científicos eletrônicos e aos objetos digitais, além de elementos procedimentais e práticas envolvidas no âmbito da preservação digital de periódicos eletrônicos, conforme a literatura especializada. Foram identificadas também as iniciativas internacionais e a brasileira de preservação digital de periódicos eletrônicos, entre elas, a Rede Cariniana, pioneira iniciativa coletiva brasileira de preservação digital. Em seguida, são analisados os resultados do questionário aplicado aos editores de periódicos selecionados, complementados com dados de observação nos sites The Keepers e da Rede Cariniana sobre a preservação digital desses periódicos. Com base nesse aporte teórico e analítico foi possível apresentar o panorama das práticas de preservação digital dos periódicos científicos eletrônicos brasileiros em Ciência da Informação, enfatizando a importância das ações de preservação digital para assegurar o armazenamento adequado, a usabilidade e o acesso a longo prazo desses objetos digitais.

Palavras-chave: Preservação digital. Periódico eletrônico. Aspectos técnicos da preservação digital. Iniciativas de preservação digital. Rede Cariniana.

Texto completo: PDF