Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
ARQUIVOS PESSOAIS E PATRIMÔNIO DOCUMENTAL: ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS REGISTROS MEMÓRIA DO MUNDO DO BRASIL - UNESCO.
Renato Crivelli, Maria Leandra Bizello

Última alteração: 2015-12-18

Resumo

O presente trabalho apresenta alguns resultados da dissertação de mestrado intitulada “A patrimonialização do arquivo pessoal: Análise dos Registros Memória do Mundo do Brasil, da UNESCO”, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília da Universidade Estadual Paulista. Propomos para este trabalho a discussão a respeito da elaboração da Lista do Patrimônio Documental Nacional, desenvolvida a partir do Programa Memória do Mundo, coordenado pela UNESCO e elaborada no Brasil pelo Comitê Nacional do Programa. Entre os anos 2007 e 2010, o Comitê nominou 38 conjuntos documentais ao título de patrimônio nacional, dentre os quais, 12 arquivos pessoais. Em busca de compreender a condição patrimonial nacional de um conjunto pessoal, realizamos um estudo teórico sobre as ideias de arquivo pessoal e patrimônio documental. Analisamos o trabalho desenvolvido pelo Comitê Nacional nestes anos com base em documentos oficiais do Programa Memória do Mundo e com os Formulários de Candidatura apresentados pelas instituições detentoras dos arquivos pessoais nominados. A análise realizada pelo Comitê Nacional busca objetividade com base em uma relação de critérios estabelecidos pela coordenação geral do Programa, no entanto, observamos que a relação de critérios é apenas um dos pesos para a escolha dos conjuntos documentais que passam a integrar a lista do patrimônio documental nacional.

Texto completo: PDF