Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM REDES SOCIAIS NA INTERNET: PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ANÁLISE NETNOGRÁFICA
Natalí Ilza Vicente, Elisa Cristina Delfini Corrêa, Tito Sena

Última alteração: 2015-12-17

Resumo

O artigo apresenta uma proposta de metodologia netnográfica para análise da divulgação científica realizada a partir das redes sociais na internet por bibliotecas universitárias. Para fundamentação da pesquisa serão abordados, primeiramente, aspectos conceituais, tais como redes sociais na internet, bibliotecas universitárias e divulgação científica, que permeiam a análise apresentada, necessários à compreensão da proposta. A finalidade do uso desta metodologia é verificar a contribuição das postagens em redes sociais na internet para a democratização do acesso e inclusão do cidadão ao debate sobre ciência, dimensões primordiais da divulgação científica. Conclui-se que, apesar das publicações a respeito das temáticas discutidas nesta pesquisa, verifica-se uma certa superficialidade sobre a análise do conteúdo postado, as formas de interação e a percepção ou uso pelos interagentes. Portanto, a utilização das abordagens apresentadas na proposta ao serem aplicadas podem contribuir para tornar a biblioteca um instrumento de socialização enquanto canal de divulgação das ciências.

Texto completo: PDF