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ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: A INFORMAÇÃO EM MUSEUS PARA OS SURDOS
Última alteração: 2015-12-18
Resumo
Na perspectiva da inclusão social, ter acesso à informação representa uma das expressões da democratização dos espaços culturais. Nos museus, isto implica em poder usufruir de bens culturais que devem ser disponibilizados e vivenciados por todos os públicos. Tendo como foco investigar se a informação nos museus contempla as questões de acessibilidade e inclusão, esta pesquisa qualitativa tem como objetivo analisar o acesso à informação de surdos aos acervos de história natural em exposição no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), no Pará e no Museu Nacional (MN), no Rio de Janeiro. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica sobre acessibilidade de surdos a museus e, posteriormente, na pesquisa de campo, para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de observação nas visitas. Os resultados apontam que os dois museus estudados apresentam realidades distintas. Um ponto ausente em ambos é a SignWriting, sistema de escrita da língua de sinais. A disponibilidade de guias existe apenas no MN enquanto no MPEG algumas exposições apresentam Vídeo Guia. Reconhecida como importante, a redundância de informação é baixa nas exposições em andamento nos dois museus. O cenário não é o ideal, mas dá mostras de que está se construindo uma realidade mais inclusiva com informações acessíveis a todos.
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