Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
MEMÓRIAS DO CENTRO PAN-AMERICANO DE FEBRE AFTOSA – OPAS/OMS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA DAS AMÉRICAS.
Dayse Carias Bersot, Jacqueline de Casssia Pinheiro Lima

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


Este trabalho é parte de uma Dissertação de Mestrado defendida no PPGHCA/UNIGRANRIO e apresenta a história e as memórias do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa – PANAFTOSA - OPAS/OMS, um organismo internacional pertencente à Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde, que fica localizado na cidade de Duque de Caxias/RJ nas instalações de uma antiga fazenda no bairro de São Bento. PANAFTOSA possui um acervo documental que retrata a história, as memórias dos indivíduos que por lá passaram, a transformação e as descobertas científicas de uma época, que foram de suma importância para as áreas de Saúde Pública e Saúde Pública Veterinária não só do Brasil como para os países da Região das Américas, além de ser uma instituição de referência internacional no que diz respeito à pesquisa e ações sobre as doenças de origem animal que podem acometer a sociedade. A proposta deste estudo consiste em apresentar a trajetória histórica da instituição, além de realizar reflexões sobre as relações entre história e memória institucional. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos como fontes, parte dos documentos históricos pertencentes ao acervo da instituição, além do material encontrado nos arquivos administrativos. Como os documentos encontrados possuem caráter administrativo e em sua maioria estão fechados ao acesso público, optamos também por realizar uma busca no acervo histórico da Biblioteca Nacional, com o intuito de encontrar registros sobre o surgimento e acontecimentos relacionados à instituição. Realizadas as buscas encontramos algum material jornalístico, publicado pela imprensa da então capital do país, que trazia em suas matérias relatos sobre a instituição desde a criação, em 1950 até o ano de 1962 (último registro encontrado que trazia notícia sobre PANAFTOSA), além de vasta leitura teórica.

Palavras-chave: 1- História; 2- Memória; 3- Centro Pan-Americano de Febre Aftosa; 4- PANAFTOSA; 5-Saúde Pública Veterinária.


Texto completo: PDF