Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
DESAFIOS PARA INSERÇÃO DAS REDES DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS
Lúcia Verônica Costa Ramos, Asa Fujino

Última alteração: 2016-01-03

Resumo


O artigo trata dos desafios a serem enfrentados para inserção das Redes de Informação Científica nos processos de ensino-aprendizagem em Ambiente Virtual. Baseia-se em estudo exploratório pautado no modelo de rede colaborativa de informação e adotou-se, como estudo de caso, a Rede BVS - Biblioteca Virtual em Saúde Odontologia Brasil. Partiu-se do pressuposto que a Rede, atualmente composta por 17 bibliotecas universitárias, pode, além do apoio ao desenvolvimento científico, atuar como um dos pilares no processo de ensino-aprendizagem qualificado em áreas especializadas, mas requer novo posicionamento dos profissionais bibliotecários envolvidos na gestão de redes e na concepção dos cursos à Distância. Os Resultados mostram que, apesar do grande potencial para apoio à atividades de Ensino-Aprendizagem virtual no âmbito da área de conhecimento, a inserção da Rede BVS Odontologia nos ambientes virtuais de aprendizagem ainda se mostra pouco efetiva. Verificou-se que falta uma cultura de inovação, bem como planejamento estratégico, tanto por parte das instituições como das bibliotecas, para a formulação e implementação de política de inovação relacionada a cinco aspectos fundamentais: a) a concepção de redes como um processo de ensino-aprendizagem pautado na construção e não na reprodução do conhecimento, aliada a um entendimento do potencial comunicacional dos ambientes virtuais de aprendizagem; b) o aproveitamento do potencial de inserção das redes de informação científica e a apropriação de seus aspectos fundamentais, tendo os ambientes virtuais como espaços de colaboração e autoria; c) uma visão do profissional bibliotecário que leve à construção de propostas formativas, atentando para a contribuição da perspectiva da experiência on-line como mais um canal de produção e disseminação da informação; d) a integração dos sujeitos que atuam em ambientes virtuais de aprendizagem; e) definição de políticas institucionais para ensino-aprendizagem em ambientes virtuais que sejam concebidas de forma colaborativa, considerando a necessidade de infraestrutura e pessoal capacitado para atuação nesses novos ambientes.

Palavras-chave: Sociedade em Rede. Redes de Informação Científica. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Educação a Distância. Biblioteca Virtual em Saúde Odontologia Brasil.



Texto completo: PDF