Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE - EMPREENDIMENTOS POPULARES DE AUTOGESTÃO
Geisa Müller de Campos Ribeiro, Suely Henrique Gomes

Última alteração: 2015-12-17

Resumo

Trata-se de investigação sobre o processo de interação entre Universidade e Empreendimentos de autogestão (U-E), cooperativas de materiais recicláveis que fazem parte do projeto de Incubação Social da Universidade Federal de Goiás. Considera-se que as partes envolvidas nessa interação possuem dinâmicas de funcionamento distintas e estão ligadas a estruturas culturais próprias, o que pode dificultar o processo de socialização do conhecimento entre ambas. São os conhecimentos científicos provenientes da universidade e os conhecimentos não científicos dos empreendimentos. Estes conhecimentos, quando juntos podem passar por transformações, por significações e re-significações, decorrente do contexto cultural em que estão inseridos. É a mistura dos saberes para produzir conhecimento através de um processo dialógico. No que concerne aos aspectos metodológicos, á classificação da pesquisa quanto aos objetivos será descritiva – exploratória sob uma abordagem qualitativa e com a utilização de métodos etnográficos para apresentar, traduzir as observações, as descrições e análises das dinâmicas interativas.

Texto completo: PDF