Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

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A RELAÇÃO ENTRE A EMPATIA E A PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA E SUA INFLUÊNCIA PARA O BIBLIOTECÁRIO DE REFERÊNCIA
Adriana Silva Ornellas, Patrícia Vargas Alencar

Última alteração: 2015-12-12

Resumo


Esse artigo é parte integrante da pesquisa realizada para o mestrado em que buscamos caracterizar a importância da empatia na relação entre Bibliotecário de Referência e o usuário. A empatia é uma projeção imaginativa que objetiva entender e reconhecer o sentimento do outro. Seu estudo é de fundamental importância em nossa sociedade contemporânea pois implica na reflexão sobre quem é o outro e sobre nosso comportamento para com ele. Trata-se de uma habilidade natural do ser humano que pode diminuir enquanto somos socializados e influenciados culturalmente, mas também pode ser desenvolvida. Neste sentido, a leitura literária mostrou-se uma das atividades mais pertinentes para tal aperfeiçoamento uma vez que possui características que simulam a realidade e coloca o leitor em situações que o fazem refletir a partir da perspectiva do outro. Com esse cenário, buscamos averiguar se os Bibliotecários de referência brasileiros eram leitores literários para investigar até que ponto suas leituras literárias contribuíam para a atuação da empatia no serviço de referência. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas e fechadas para dados de natureza quantitativa e qualitativa. Nossos resultados mostram que os Bibliotecários de referência que participaram de nossa pesquisa são todos leitores literários de algum gênero e que aqueles que possuem o costume de conversar com os usuários assuntos fora do escopo do trabalho da biblioteca são aqueles que apresentam empatia – o que muito contribui para o serviço de referência eficaz. Nossa pesquisa traz contribuições no sentido de se juntar aos trabalhos sobre a importância da empatia na Biblioteconomia e no Serviço de Referência.

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