Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

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COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS EGRESSOS NA ÁREA JURÍDICA: A BUSCA PELA COMPETÊNCIA
Eliane Maria da Silva Jovanovich, Linete Bartalo

Última alteração: 2015-12-12

Resumo


Apresenta os resultados de uma pesquisa com o objetivo de verificar o comportamento dos egressos do curso de pós-graduação em Direito, quanto à capacidade de identificar a necessidade, buscar e usar as informações para a sua aprendizagem e desenvolvimento de atividades profissionais. Um questionário foi aplicado a 55 participantes com base nos padrões de competência informacional para o ensino superior, criados em 2000 pela Association of College and Research Libraries (ACRL). Os resultados demonstraram como os advogados se comportam diante de situações no processo informacional. As variáveis pesquisadas foram a avaliação e uso da informação, o nível de consciênca das necessidades informacionais e a busca da informação. As médias obtidas apontaram para uma frequência de comportamento considerada de alta intensidade, sugerindo que estes participantes dominam as atividades de avaliação e uso da informação. A variável obtenção da informação apresentou uma frequencia de intensidade menor, classificada como moderada. Esse grupo especializado na área jurídica possui habilidades para identificar suas necessidades informacionais, avaliar as informações e efetuar o processo de busca e uso das informações, porém ainda existe certa dificuldade em obtê-las.


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