Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
A COLEÇÃO DO INSTITUTO DE ENGENHARIA NUCLEAR DO MAST: ENTRE AS PRÁTICAS CIENTÍFICAS E O MUSEU
Valéria Leite de Freitas, Marcio Ferreira Rangel, Maria Lúcia de Niemeyer Matheus Loureiro

Última alteração: 2015-12-18

Resumo

O trabalho registra e analisa os processos de musealização da Coleção do Instituto de Engenharia Nuclear, incorporada no período de 2003 a 2004 ao acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Reflete sobre as noções de objetos de C&T (ciência e tecnologia), abordando os estudos sobre o tema em diferentes campos, particularamente Museologia e História da Ciência, enfatizando questões relacionadas à musealização deste tipo de objeto. Destaca um dos objetos integrantes da coleção, um cromatógrafo a gás de fabricação nacional, sublinhando o papel de seu inventor e fabricante, Remolo Ciola. Analisa, ainda, a importância da incorporação desse conjunto de objetos no que se refere ao perfil do Museu e seu acervo.

Texto completo: PDF