Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
A COERÊNCIA ENTRE UMA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM INOVADORA E SUA METODOLOGIA AVALIATIVA: O CASO DA DISCIPLINA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO I
Antonio Wagner Chacon Silva, Jefferson Veras Nunes

Última alteração: 2016-01-05

Resumo

Estudo de caso sobre a adequação de  uma metodologia de avaliação à metodología de ensino-aprendizagem empreendida na disciplina Tecnologias da Informação I, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Descreve a metodología de ensino-aprendizagem e a metodología de avaliação implementadas no primeiro semestre letivo de 2015 na referida disciplina. Utiliza as categorías do dominio cognitivo e afetivo da Taxonomia dos Objetivos Educacionais, propostas por Bloom e colaboradores, como base teórica empregada, tanto para o subsídio das metodologias de ensino-aprendizagem e de avaliação implementadas, quanto para a realização do estudo de caso descrito. Indica duas formas de avaliação empreendidas: uma baseada na produção de portfólio e outra na criação e apresentação de produção artística livre, como objeto de análise que integra a pesquisa. Usa o método etnográfico para a realização do estudo de caso, bem como as técnicas de coleta de dados sobre as histórias de vida educacional dos alunos, a observação participante e a análise de conteúdos das produções intelectuais redigidas pelos alunos. Analisa as formas de avaliação dos discentes sob o ponto de vista das categorías do dominio cognitivo e afetivo da Taxonomia dos Objetivos Educacionais. Conclui dizendo que os alunos conquistaram saberes suficientes para atingir os objetivos descritos nas categorías mais complexas dos dominios dessa taxonomía e que as técnicas de avaliação utilizadas foram adequadas à metodología de ensino-aprendizagem empreendida.

Palavras-chaves: Biblioteconomia. Educação Superior. Avaliação da Aprendizagem.  Objetivos Educacionais. Educação Profissional.

Texto completo: PDF